sábado, 13 de junho de 2009

1ª Oficina do Caderno de Teoria e Prática (TP 3)

Objetivos:
1 - Identificar as diferenças e semelhanças na organização dos textos utilizados em diversos contextos de uso lingüístico;
2 - Relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa;
3 - Identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
4 - Distinguir as características de gênero literário e de gênero não-literário;
5 - Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem;
6 - Caracterizar uma das formas de realização dos gêneros textuais.

Parte I –
A primeira parte da reunião foi reservada para comentários e sugestões a respeito dos assuntos e atividades focalizados nessas duas unidades.
Parte II - Relato de experiência (50 minutos)
1. Aqui o objetivo é partilhar acertos e dificuldades; por isso, você deve trazer o resultado de sua prática por escrito para entregar ao Formador e apresentar aos colegas.
2. Uma das atividades propostas nessas duas unidades sob o título de Avançando na prática pedagógica, os cursistas relataram como se deu essa experiência: planejamento, dificuldades teóricas encontradas, dificuldades de aplicação, resultados positivos deles e dos alunos a que chegaram e avaliação do alcance de seus objetivos propostos.

Parte III - Proposta de atividades (120 minutos)

1. Foi lido o texto, traduzido e adaptado de Pitchert, J.& Anderson, R. Taking “ different perspectives on a story, Journal of Education Psychology, 1977, 69, que foi escolhido como centralizador dessa nossa sistematização. Vimos que nenhum tema é específico do gênero literário, ou da poesia. Também nenhum tema deve ser excluído dos objetivos da poesia. As finalidades do gênero e as maneiras de explorar os jogos de linguagem podem compensar um tema “pouco poético”.
2. Temos aqui a proposta de duas atividades. Você deve escolher uma para se juntar a dois ou três outros colegas e desenvolvê-las.
3. Planeje atividades de leitura, interpretação e produção de textos visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais que esses exemplos realizam.

Cada grupo produziu um texto com base nas referências do texto lido e em seguida foi produzido o texto abaixo, como resultado das produções realizadas por cada grupo.

Compra-se uma casa

Compra-se uma casa
com portas e janelas
que bem-te-vis batam asas
sobre a rosas amarelas

Compra-se uma casa
com infinito jardim
para passear com meu bem
sem pensar em ninguém

Compra-se uma casa
que seja toda bela
e o seu muro
revestido de pérola

Compra-se uma casa
onde as crianças possam brincar
ouvindo a melodia
dos pássaros a cantar

Quem souber desta casa
por favor me avisar
pois é a casa dos meus sonhos
que quero realizar..

Produção feita pelas participantes:

Francisca Olívia Andrade Dantas da Silva
Maria de Jesus Catão
Rosana Alves de Medeiros.
Oficina realizada em 13 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário