sexta-feira, 26 de junho de 2009

RELATORIO DO AVANÇANDO NA PRÁTICA

Neste período, nós estamos desenvolvendo um projeto com todos os alunos do 6º ao 9º ano.

Este projeto tem como tema RESGATANDO AS FESTAS JUNINAS. O referido foi assim distribuído:

→ 6º ANO : Origem das Festas Juninas;
→ 7º ANO : Origem das Fogueiras;
→ 8º ANO : As Comidas Típicas;
→ 9º ANO : Vida e Obra de Luís Gonzaga e as músicas típicas das festas juninas.

Escolhemos o 9º Ano para propor a realização do avançado na prática, que propõe que cada aluno elabore sua própria bibliografia, na terceira pessoa. Pelo fato da turma já estar em contato com o texto bibliográfico, ou seja, todos tinham pesquisado e lido a biografia de Luís Gonzaga.

Para encaminhar a atividade proposta, solicitamos que cada aluno relesse a biografia de Luís Gonzaga, depois apresentamos a biografia de Carlos Drummond de Andrade, e em seguida pedimos que eles analisassem os textos, para que pudessem identificar que tipos de informações constituem um texto biográfico. Após esta análise coletiva, levamos os alunos à biblioteca para que cada um escolhesse um livro para ler a biografia de cada autor.

Alguns alunos leram oralmente algumas biografias e novamente analisamos os tipos de informações que constituem estes textos.

Concluídas as leituras e as análises, solicitamos que cada aluno escrevesse a biografia de alguém ou a sua própria biografia, em terceira pessoa.

Percebemos pelo registro dos alunos que eles conseguiram se apropriar dos tipos de informações que constituem os textos biográficos, pois foram capazes de escrevê-los de forma correta, mas a maior dificuldade observada foi na produção da biografia de si mesmo, porque eles não conseguiram escrever em terceira pessoa e sim na primeira pessoa.

Portanto, precisamos retomar em outro momento esta atividade para que eles possam refletir e reescrever o texto, observando o encaminhamento solicitado.


Participante: FRANCISCA OLIVIA ANDRADE DANTAS DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário